INSCRIÇÕES PRONATEC 2017: EDITAL, PROVAS, RESULTADOS




O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
como objetivo expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos para os brasileiros. Participam do PRONATEC 2017 as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, as instituições dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT) e as instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.



CURSOS PRONATEC 2017

O Pronatec 2017 possui cursos técnicos com duração mínima de 800 horas (aproximadamente um ano), e cursos de qualificação profissional, com duração mínima de 160 horas (aproximadamente dois meses). Os cursos técnicos são ofertados em quatro formas:

  • Forma concomitante: São os cursos para alunos que estão cursando o Ensino Médio, com prioridade para estudantes da rede pública de ensino. O estudantes devem entrar em contato com a secretaria da sua própria escola para pedir mais informações.
  • Forma integrada: São cursos para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que são egressos do Ensino Fundamental, e que pretendem começar o Ensino Médio já em articulação com o ensino técnico. Nesse caso, o interessado poderá fazer contato com a secretaria de educação do estado ou do município.
  • Forma subsequente: São cursos voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio. Esses cursos são por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC).
  • Rede e-Tec Brasil: São cursos gratuitos técnicos e de qualificação profissional, na modalidade a distância. Participam as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as unidades de ensino dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT) e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.

Todos os cursos cursos oferecidos pelo PRONATEC 2017 podem ser consultados no site oficial do programa.



INSCRIÇÕES PRONATEC 2017

As inscrições Pronatec 2017 podem ser realizadas em duas diferentes formas, através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) ou de forma direta.

Através do SISUTEC: Para se inscrever através do Sisutec é necessário ter realizado o Enem do ano anterior, sendo assim, para realizar a inscrição através do Sisutec 2017 é obrigatório ter realizado o exame Enem 2016 e tirado uma nota superior a 450 pontos em todas as provas, além de não ter zerado na redação. As inscrições para o Sisutec acontecem de forma semestral nos meses de janeiro e junho.

Forma direta: Para se inscrever de forma Direta, acesse o site oficial do programa PRONATEC 2017  informe o estado município e escolaridade, selecione o curso que deseja fazer, clique em “Inscreva-se”, informe seus dados pessoais e confirme os dados e confirme a inscrição para o curso desejado.

Algumas instituições de ensino aceitam a inscrição na própria secretaria da escola ou no site da própria instituição. As inscrições acontecem durante todo o ano.




Todos os cursos ofertados pelo Pronatec podem ser conferidos no site: pronatec.mec.gov.br. Já as inscrições PRONATEC 2017 pronatec.mec.gov.br/inscrições. Não perca essa oportunidade de qualificação, com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido o curso técnico se tornado um grande diferencial. Boa sorte!

 

ADD YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado.